Podemos citar aqui inovações relevantes e impactantes, as tecnologias assistivas se destacam como um dos setores com maior potencial de pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, e dessa forma, oferecer soluções que promovem a acessibilidade e inclusão.
Atualmente, com o avanço das tecnologias houve uma influência muito sensível na transformação da sociedade, e isso tem permitido que muitas pessoas tenham acesso a novos recursos e oportunidades.
Hoje, falaremos sobre o conceito de tecnologias assistivas, seus principais tipos, sua relevância para a inclusão social e como elas estão revolucionando o dia a dia de pessoas com necessidades especiais.
Após isso, apresentaremos um panorama a respeito das inovações nessa área e as perspectivas futuras para esse ramo.
O que são tecnologias assistivas?
As tecnologias assistivas são ferramentas, dispositivos ou sistemas construídos para facilitar a vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, sensorial, cognitiva ou intelectual.
A finalidade das tecnologias assistivas é reduzir ou superar as barreiras que dificultam o acesso e a participação da pessoa na sociedade.
Elas podem ser tanto de baixo custo quanto de alta tecnologia, e seu uso pode ser facilmente adaptado às necessidades peculiares de cada pessoa.
Essas tecnologias possuem como prioridade a ideia de que as pessoas com deficiência precisam ter os mesmos direitos e oportunidades que as outras pessoas.
Elas não somente promovem a inclusão social, como também contribuem para dar garantias de que ajudarão as pessoas a terem autonomia e independência também.
Principais tipos de tecnologias assistivas
As tecnologias assistivas são vastas e muito diversificadas, e refletem as distintas necessidades de cada pessoa. Vamos citar aqui as principais categorias:
1-Tecnologia para mobilidade
Os dispositivos de mobilidade são construídos para ajudar pessoas com deficiência física a se locomoverem de forma mais autônoma
Isso significa, cadeiras de rodas motorizadas, scooters elétricos, próteses avançadas e exoesqueletos.
Esses dispositivos não somente proporcionam maior liberdade, como ainda podem ser conectados a sistemas de navegação inteligente, que ajudam na orientação e escolha das rotas mais acessivas.
2-Tecnologias para deficiência visual
As pessoas com deficiência visual também podem se beneficiar com uma vasta gama de tecnologias assistivas que melhoram a percepção do ambiente e facilitam as atividades do dia a dia.
Entre essas tecnologias estão os leitores de tela, que convertem o texto em áudio, e as lupas eletrônicas, que aumentam textos e imagens.
Fora isso, existem dispositivos de navegação por áudio que contribuem para a locomoção e identificação de obstáculos.
3-Tecnologia para deficiência auditiva
Os indivíduos com deficiência auditiva podem usar aparelhos auditivos, implantes cocleares e sistemas de amplificação sonora para aumentar a qualidade de audição.
E ainda, as tecnologias como legendas em tempo real, tradutores de língua de sinais e sistemas de alerta sonoro (que possuem alarmes vibratórios ou visuais) são primordiais para dar garantias de comunicação e segurança dessas pessoas.
4-Tecnologias para deficiência cognitiva
Para esse tipo de pessoas, com deficiências intelectuais ou cognitivas, existem aplicativos e dispositivos que auxiliam na aprendizagem, memória e organização.
Podemos citar o exemplo de softwares de estimulação cognitiva, dispositivos de alerta (tais como lembretes para as atividades diárias) e sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que ajudam na expressão e compreensão, promovendo maior independência.
5-Tecnologias para acessibilidade digital
A acessibilidade digital é uma área essencial para as tecnologias assistivas, em especial com a crescente digitalização do mundo.
Ferramentas como leitores de tela, programas de reconhecimento de voz e adaptações de sites e aplicativos para dar garantias de navegação para pessoas com deficiências que são primordiais para uma diversidade de ferramentas para uma inclusão verdadeira no ambiente virtual.
Plataformas de e-learning, por exemplo, favorecem a adaptação para dar garantias de que os estudantes com deficiência possam usufruir dos mesmos conteúdos e participar de forma ativa.
Importância das tecnologias assistivas na inclusão social
A utilização e manuseio das tecnologias assistivas têm um impacto direto na inclusão social, sendo que elas permitem que as pessoas com deficiência possam participar de forma plena e igualitária em diversas esferas da sociedade.
Isso vai desde o acesso à educação, ao trabalho e à vida social até a capacidade de realizar atividades cotidianas com autonomia.
Acessibilidade ao Mercado de trabalho
Uma das áreas em que as tecnologias assistivas mais têm mostrado um grande avanço é no mercado de trabalho. De forma a proporcionar meios para que as pessoas com deficiência possam se adaptar ao ambiente profissional, assim, tais tecnologias ajudam a elevar a diversidade no ambiente de trabalho
Ferramentas como programas de reconhecimento de voz, teclados adaptados, leitores .de tela e sistemas de videoconferência com tradução em libras, por exemplo, contribuem para que o funcionário com deficiência auditiva ou visual participe de forma ativa em reuniões redija relatórios ou faça outras atividades profissionais.
Além disso, com a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações também é uma forma de promover um ambiente mais inclusivo e empático, trazendo benefícios para todos.
Estudos comprovam que equipes diversas tendem a ser mais criativas e inovadoras, e isso implica em melhores soluções e desempenho para as empresas.
Acessibilidade na educação
Na educação, as tecnologias assistivas são primordiais para dar garantias de que todos os alunos tenham a mesma oportunidade de aprender. Ferramentas como programas de leitura, aulas com legendas, aplicativos de apoio à escrita e plataformas de ensino adaptadas fazem com que os alunos com deficiência cognitivas, sensoriais ou motoras possam ter acesso aos conteúdos de forma adequada e interajam com outros alunos.
Tais recurso não somente promovem a inclusão como ajudam a combater a exclusão educacional, que de forma histórica tem sido uma realidade para muitos indivíduos com deficiência.
Ao dar garantias de acesso ao currículo de maneira adaptada, as tecnologias assistivas contribuem para um ambiente escolar mais justo e igualitário.
Acessibilidade no dia a dia
No dia a dia, as tecnologias assistivas possuem um papel elementar na promoção da autonomia de indivíduos com deficiência. Podemos citar o uso de assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, que contribuem para a realização de tarefas domésticas, como ligar as luzes, ajustar a temperatura ou realizar compras online, sem ser necessário interação manual.
E ainda, as tecnologias assistivas como aplicativos de localização e GPS para pessoas com deficiência visual, e sistemas de transporte acessíveis, ajudam para a inclusão em tarefas de lazer e deslocamentos do dia a dia.
Com tudo isso, as pessoas com deficiência podem ficar mais tranquilos e participar da vida em sociedade.
Inovações tecnológicas na área das tecnologias assistivas
O avanço das tecnologias assistivas vem possibilitando grandes inovações que tornam os dispositivos assistivos cada vez mais adaptativos e acessíveis. Um exemplo disso são os dispositivos de realidade aumentada e virtual, que estão sendo utilizados para a criação de ambientes mais inclusivos.
Assim, essas tecnologias podem simular situações e interações que contribuem para a pessoa treinar habilidade sociais ou para que ela aprenda de maneira mais efetiva.
Outro campo promissor é a utilização da inteligência artificial (IA) em dispositivos assistivos. A IA pode trazer melhorias na personalização de ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, de forma a reconhecer as preferências e necessidades do usuário e oferecer sugestões em tempo real.
Além disso, tecnologias como o aprendizado de máquina devem ser aplicadas em dispositivos que se adaptam de maneira dinâmica às alterações nas habilidades ou condições do usuário, de forma a proporcionar uma experiência ainda melhor e mais intuitiva.
Perspectivas futuras
O futuro das tecnologias assistivas é muito promissor. Com os avanços da tecnologia, podemos esperar dispositivos cada vez mais compactos e avançados, de forma acessível e mais eficientes, que integrarão mais funcionalidade e facilitarão a vida das pessoas com deficiência.
A inteligência artificial e a conectividade entre os dispositivos, por exemplo, podem proporcionar soluções cada vez mais inteligentes, personalizadas e interconectadas.
Além disso, o aumento do acesso a essas tecnologias, através de políticas pública e iniciação privadas, é fundamental para garantir que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da área.
A conscientização e o comprometimento com a inclusão social também devem aumentar, criando uma sociedade mais igualitária.
Conclusão
As tecnologias assistivas possuem um papel importante e têm se mostrado um fator chave para a promoção e inclusão e dar garantias para que as pessoas com necessidades especiais possam participar de forma plena na sociedade.
Pelo uso dessas tecnologias, é possível superar barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, oferecendo mais autonomia, qualidade de vida e oportunidades iguais par todos.
A medida que a tecnologia vai evoluindo, espera-se que novas soluções tornem a vida ainda mais acessível e que a inclusão seja uma realidade cada vez mais próxima para todos os indivíduos independentemente de suas condições.